quarta-feira, 27 de maio de 2009

O Globo lança blog sobre drogas


Em países mais avançados, falar sobre a questão das drogas sem partir para a ignorância ou ver demônios é normal. O tema consegue ser tratado em tons diferentes do preto e do branco. 

Por exemplo, quando se fala de usuários, os retratos são bem mais realistas e diversos do que o triplo chavão junkie/perdedor/bandido. 

(Um bom exemplo é este 
obituário sobre o pai do LSD, Albert Hoffman, que descreve uma de suas experiências lisérgicas como "maravilhosa, com imagens 'abrindo e fechando em círculos e espirais, explodindo em fontes coloridas'". Saiu na The Economist, umas das revistas de economia e negócios mais respeitadas do mundo. Não dá pra imaginar algo assim saindo naExame).

Aqui, na terra do 
Cidade Alerta e do blog do Reinaldo Azevedo, onde até bebedouro em balada rende polêmica, ainda falta muito pra chegar nisso.

MUITA INFORMAÇÃO

Semana retrasada, foi dado um enorme passo numa direção mais inteligente. O site do jornalO Globo, isso mesmo d' O Globo, lançou um blog sobre drogas onde o assunto é abordado de forma madura e sensata. Tem uma dose sadia de opinião, mas o que dá autoridade mesmo para a empreitada são quantidades maciças de informação.

O ÚLTIMO TABU

Um dos primeiros posts do blog Sobre Drogas, intitulado "O último tabu", abre com a frase: "As drogas existem desde que o mundo é mundo." Depois vem um resumo da proposta do blog:

"A discussão franca sobre o problema das drogas talvez seja, hoje, o último grande tabu da nossa sociedade. Este blog, se não tem nem de longe a pretensão de derrubá-lo, espera pelo menos ajudar a encará-lo. Quer jogar uma luz sobre possíveis soluções, e ajudar a distinguir fato e preconceito. E quer, principalmente, agregar a seu redor a comunidade interessada em enriquecer a discussão sobre o assunto."

"Uma comunidade que, dentro e fora da internet, poderá contribuir - aí sim, com muito mais eficiência - para o princípio de um processo de modernização das políticas públicas sobre o tema."


PESQUISA

Enquanto isso, no dia 2/11, a versão impressa d' O Globo publicou uma extensa pesquisa sobre consumo de drogas na noite do Rio. Alguns dos resultados: 35% dos entrevistados na noite admitiu que já usou algum tipo de droga; 44% dos pais sabem; 71% dos usuários compra com facilidade; 73.3% tem rendimento familiar mensal acima de dez salários mínimos. 

Na pesquisa, o ecstasy aparece como a segunda droga ilícita mais usada, depois da maconha (a cocaína vem em terceiro).

No dia seguinte à publicação da pesquisa, o jornal escreveu um editorial onde questiona a eficácia da política de repressão defendida pela ONU e por tantos governos do mundo. Chega perto de defender a descriminalização.

O Globo mandou muito bem: mais luz, menos obscurantismo. É o único caminho.

0 comentários:

Postar um comentário

Postar um comentário

 
Conheça meus templates
©2008 Julinha Lady'' Por Templates e Acessorios