terça-feira, 7 de julho de 2009

Perguntas sobre a Linhaça

Perguntas sobre a Linhaça
:: Conceição Trucom ::


Quais as principais características da Linhaça e sua indicação?
Além de sua riqueza em ômega-3 (um agente antiinflamatório e regenerador celular) e ácidos graxos monoinsaturados (caloria de queima rápida), ela também é rica em fibras, como as ligninas (precursoras de fito hormônios) e as mucilagens (tratam mucosas e auxiliam na desintoxicação).

O óleo oferece o mesmo benefício que a semente? Por quê?
Não. Quando separamos o óleo dos demais componentes desta semente perdemos a sinergia da sua composição integral.
O óleo isolado, um forte antiinflamatório, só é indicado para casos sob orientação médica, quando a necessidade de ômega-3 é bem acima da quantidade máxima de consumo desta semente indicada por dia.
O óleo isolado também é bastante indicado para tratamentos externos como de pele, articulações e couro cabeludo.
No meu livro ensino a preparar o óleo, receitas culinárias e várias destas receitas de uso externo.

Existe a linhaça marrom e a linhaça dourada ou existe alguma outra variedade? Quais as diferenças entre elas?
Como todo vegetal, existem muitas variedades de uma mesma família. Entre a linhaça marrom e a dourada podem existir muitos tons, mas a diferença entre elas é muito pequena quando falamos de ômega-3, que é o quesito onde elas foram mais analisadas e comparadas. As condições de cultivo e a variedade podem alterar a quantidade de pigmento da casca, porém internamente a semente costuma apresentar composições muito próximas.
E neste aspecto, ao contrário do que alegam os que comercializam a linhaça dourada (importada do Canadá), existe uma discreta vantagem para a linhaça marrom que é 100% nacional.

Qual a maneira mais acertada de consumir a linhaça?
O ideal é consumi-la crua, integral e triturada na hora do seu consumo.
Mais interessante ainda é deixá-la de molho em água potável por um mínimo de 4 horas antes de seu consumo. A água deste molho – rica em mucilagens - é ideal para tratar/prevenir problemas de digestão, úlceras e constipação.

Existe limite de consumo diário também?
Para adultos o consumo máximo é de 1 colher de sopa/dia. Para crianças até 12 anos é de 1 colher de sobremesa/dia.

Por que este limite?
Todo vegetal, principalmente as sementes, contêm substâncias de defesa para preservarem a integridade da semente até sua germinação. Para o ser humano estas substâncias passam a ser nocivas quando existir um exagêro no consumo.
Trata-se do mágico da natureza, onde bom-senso é benvindo.
Por este motivo não se deve consumir qualquer semente em excesso: seja castanha do Pará, de caju, amendoim, de abóbora ou de linhaça.

Ela também é indicada para quem quer emagrecer? Por quê?
Sim, pois ela possui um forte efeito laxante e desintoxicante, que ajuda o organismo a se aliviar de seu venenos, toxinas e excessos como é o caso da gordura (em excesso é claro).
Além disso, sementes como a da linhaça, após seu consumo liberam uma ordem para o cérebro que manda produzir um hormônio chamado colecistocinina que provoca sensações de saciedade.
Todo este processo se viabiliza se a linhaça estiver crua, bem triturada/mastigada, e leva 30 minutos para acontecer.

Qual a forma correta de consumi-la?
Em sucos desintoxicantes tomados em jejum e 30 minutos antes das refeições principais.
Quais segredos/receitinhas caseiras são bem simples de preparar com linhaça e que causam um excelente resultado para as pessoas?
A primeira delas é deixar à noite de molho 1 colher de sopa de semente de linhaça em meio copo de água e no outro dia bater em sucos desintoxicantes com frutas, folhas e limão. Veja mais
aqui

Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros A importância da Linhaça na Saúde e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, que fornecem indicações de uso e receitas. O fato da linhaça ser um alimento natural não elimina a necessidade de seu consumo com responsabilidade.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.


Link para essa postagem


Leia mais...

Creditos ao blog de selrumiel



Link para essa postagem


Leia mais...

 
Conheça meus templates
©2008 Julinha Lady'' Por Templates e Acessorios