segunda-feira, 23 de março de 2009


















































Tutorial de Utilização do Blogger – TUb Ferramentas
Você conhece todos os elementos de página disponíveis no Blogger? Os gadgets são os elementos adicionáveis e móveis do seu blog e existem alguns já prontos para serem usados e inseridos em seu blog. Vamos mostrar nessa dica alguns desses gadgets que não podem passar desapercebidos na hora de montar um blog.

Onde ficam os gadgets padrões? Sempre que vc clicar em “Layout” e “Elementos da Página”, poderá inserir um novo gadget. Clicando em “Adicionar um gadget” uma janela abrirá e lá estão os tipos padrões do Blogger, prontos para serem usados.

Os tipos existentes:
Aqui estamos supondo que vc está usando o Blogger in Draft para acessar o seu painel do Blogger, pois ele contém mais elementos que o clássico. Abra http://draft.blogger.com/ e entre com a sua conta do blog normalmente. Existem alguns gadgets betas q ainda estão sendo testados, mas q já podemos usar se entrarmos no in Draft. Já tratamos disso em outros tutoriais (Rascunho do Blogger “in Draft” e Novo visual para o Blogger (Draft)).
Vejamos:
Em “Noções Básicas” – a primeira página que aparece ao clicar em “Adicionar um Gadget” – existem 20 opções. Vou mostrar aqui apenas as realmente relevantes e fundamentas para seu blog e na ordem q aparecem. Lista de Blogs = muito útil para dar destaque aos blogs parceiros ou mesmo para os que vc considera bons. Forma uma lista com o título do blog indicado e até pode ser formatado para mostrar um resumo da última atualização. É automático e basta vc adicionar o endereço do blog que quer mostrar. Seguidores = este é um novo recurso do blogger (já tratamos aqui: Acompanhar blogs – Lista de seguidores). Com esse vc pode mostrar quantos são e a foto de quem está seguindo o seu blog. Tb tem um link para as pessoas clicarem e começarem a seguir. Caixa de Pesquisa = se seu blog não tem uma, já passou de hora. Super simples de usar e facilita a vida de seus visitantes na hora de encontrarem o que há publicado. Pode fazer pesquisas apenas dentro do seu conteúdo ou até na web ou apenas em sites relacionados (veja mais clicando aqui!). Enquete = interagir com seus visitantes é importante e todos gostam de dar opinião. Já mostramos esse elemento de página aqui: Criar enquete e pesquisa Imagem = Pode parecer simples, mas é uma boa forma de colar imagens na sua barra lateral. As imagens podem ajudar a enfeitar seu blog ou mesmo podem substituir avisos em texto e chamar a atenção para algum conteúdo. AdSense = para quem já está monetizando, tentando ganhar dinheiro com o blog. Facilita usar isso para não precisar lidar com os códigos, pois aqui a publicidade é adicionada automaticamente e facilmente configurável. Não recomendo, pois não tem como usar critérios. (Para saber mais sobre o AdSense, clique aqui!) HTML/JavaScript = Com esse vc pode adicionar os códigos de outros elementos criados por terceiros ou mesmo programar (se vc sabe) algo próprio para o seu blog. Pode usar para inserir links, imagens etc. é o mais versátil e utilizado de todos os gadget. Temos um pequeno tutorial sobre isso: Onde colar código HTML. Marcadores = Considero o mais importante de todos, pois é onde os visitantes podem ver diretamente sobre os temas que vc já escreveu em seu blog e encontrar artigos relacionados. Para aprender a usar esse recurso leia mais clicando aqui!

Estes são os mais relevantes. Vasculhando toda a lista, poderá encontrar outros que podem ser úteis para o seu blog e ser uma solução simples para a funcionalidade.


Link para essa postagem


Leia mais...

 
Conheça meus templates
©2008 Julinha Lady'' Por Templates e Acessorios